Sua causa é minha causa

346/365 – 12 de dezembro de 2015*

346justica

A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares.
Martin Luther King Jr.

Tenho dentro de mim um lado justiceira. Que chora e se angustia de ver a injustiça alheia.

Sempre fui assim. E se tivesse enveredado pelo lado do Direito, bem capaz que fosse juíza.

Algumas vezes me vejo brigando por alguma causa e sou questionada do motivo. Por exemplo: por que se preocupar com o sistema obstétrico do Brasil se não estou grávida? Por que discutir sobre a ocupação das escolas se já saí do ensino médio há alguns anos?

Simples. Porque são causas justas, cujo resultado reverbera por gerações. Porque a luta hoje aqui para se conseguir um parto respeitoso pode fazer com que futuras gerações não precisem brigar.

Quer justiça maior do que essa?

E quantos às escolas, idem. Não é por que eu supostamente tenho condições de pagar um colégio particular aos futuros filhos que não devo apoiar a causa que vai refletir para quem não pode.

Justiça é lutar por causas que possam englobar a todos. Ricos ou pobres. Não consigo imaginar uma vida cujo objetivo seja apenas conquistar o máximo bem-estar para os meus, quando uma grande maioria sofre por não ter quem as apoie. Quem brigue por elas. Não consigo.

Deleite-se!

Fonte da imagem: acervo pessoal.
* este texto faz parte do meu Projeto 365, que em 2015 foi baseado no livro 365 Dias Extraordinários {O Livro de Preceitos do Sr. Browne}, de R. J. Palacio. Os textos são pensamentos aleatórios, inspirados nas frases do livro, uma para cada dia do ano. E que resolvi compartilhar com vocês agora, em 2016, pois senti muita saudade de blogar.

Esse post foi publicado em Projeto 365. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

