É hora de largar o livro?

342/365 – 8 de dezembro de 2015*

342livro

Tudo o que se relaciona a livro é digno de uma boa metáfora. Encerrar capítulos da vida para começar outro, como num livro é uma delas.

Quando termino de ler um bom livro fico horas pensando nele. Imagino seus personagens vivendo fora da história contada, como se fossem reais. Como se fizessem parte da minha vida. Degusto aqueles momentos de nostalgia e quando já está suficiente, parto para outra. Nem sempre imediatamente depois, mas parto.

Falando da vida real quantas não são as páginas que não conseguimos virar, de livros que não conseguimos abandonar? Lutamos bravamente por histórias ruins, acreditando que em algum momento elas poderão ficar boas. Talvez seu final seja digno, vou tentar chegar nele, costumamos pensar. E lá seguimos lendo meia página por dia com grande esforço. Muitas vezes ele só fica enfeitando o criado mudo, passa da cama, pra sala, pra bolsa, mas sem mover uma página de lugar. Aquilo te irrita e te frusta, mas você não quer desistir.

Desistir é preciso muitas vezes. Lutar por algo que não é bom faz mal. E já parou para pensar que nem sempre o livro é ruim? Algumas vezes ele só não é bom para você, e isso não tem nenhum problema, largue e permita que outra pessoa vivencie histórias com ele.

Deleite-se!

Fonte da imagem: Flickr – licença Creative Commons.

* este texto faz parte do meu Projeto 365, que em 2015 foi baseado no livro 365 Dias Extraordinários {O Livro de Preceitos do Sr. Browne}, de R. J. Palacio. Os textos são pensamentos aleatórios, inspirados nas frases do livro, uma para cada dia do ano. E que resolvi compartilhar com vocês agora, em 2016, pois senti muita saudade de blogar.

Anúncios
Esse post foi publicado em Projeto 365. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s