Efeito colateral

295/365 – 22 de outubro de 2015*

  
Talvez seja o universo falando comigo, ou eu com ele. O fato é que essa semana boas ações simplesmente brotaram na minha frente.

Primeiro foi uma jovem senhora de uns setenta anos com dificuldade para subir a escada rolante. Ela agarrou tremendo no meu braço e pude ver seus pezinhos cheios de dúvida sobre onde pisar para conseguir subir na escada metálica e deslizante, que tem a fama de engolidora de pessoas. E seguiu apoiada em mim até o topo. Seus dedos magros de pele sensível me fizeram lembrar da minha avó materna.

No mesmo dia encontrei um rapaz do trabalho que é deficiente físico e precisa de cadeira de rodas atravessando a rua até o prédio que ele trabalha (o mesmo que o meu). Não pude deixar de perceber que embora muito acostumado e rodando com sua cadeira há quase três horas desde sua casa, é bastante difícil empurrar com as próprias mãos. É necessário um grande esforço. Eu já tivera vontade de oferecer ajuda para ele, mas fui covarde, por medo de não saber empurrar ou não dar conta. Você pode achar que é exagero, mas eu me atrapalho com o carrinho do supermercado. Enfim, desta vez ofereci ajuda e ele meio sem graça não disse que sim nem que não. Não titubeei e comecei a empurrar. E percebi que era muito fácil, com certeza muito mais para mim do que para ele. Foi uma grande satisfação.

Desde então teve a moça aflita que eu ofereci ajuda para carregar a bolsa e a senhorinha de 89 anos no laboratório que não enxergava as senhas no painel.

Não quero me gabar de nada disso, mas dizer que talvez essas pessoas tenham ficado felizes com minha atitude. E eu, por minha vez, fiquei extremamente feliz e orgulhosa, cheia de bons sentimentos pelo resto dos dias.

Deleite-se!

Fonte da imagem: acervo pessoal.

* este texto faz parte do meu Projeto 365, que em 2015 foi baseado no livro 365 Dias Extraordinários {O Livro de Preceitos do Sr. Browne}, de R. J. Palacio. Os textos são pensamentos aleatórios, inspirados nas frases do livro, uma para cada dia do ano. E que resolvi compartilhar com vocês agora, em 2016, pois senti muita saudade de blogar.

Esse post foi publicado em Projeto 365, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

