Responda com amor e cuidado

294/365 – 21 de outubro de 2015*

  
O mundo só se faz graças às pessoas questionadoras. Aquelas que quando o professor pergunta se a galera tem alguma dúvida não hesita em expor, caso tenha. E não se intimida por aqueles que não perguntam por vergonha ou preguiça.

Questionar é um ato de humildade. De se colocar na posição que não se sabe de tudo, mas querer respostas. É também um ato corajoso, já que formular perguntas é um ato difícil, algumas vezes mais ainda que a resposta. Só pergunta quem consegue visualizar possibilidades além do que foi exposto.

Além da capacidade de questionar é preciso também se aprofundar na capacidade de dar respostas aos sermos nós os indagados.

Valorizar a coragem de quem pergunta e no mínimo pensar com dedicação e se possível com o coração no que vai ser dito como resposta.

Tão forte quanto fazer perguntas é dar respostas que podem ser levadas a sério pelo outro. Faça isso com amor e cuidado.

Deleite-se!

Fonte da imagem: acervo pessoal.

* este texto faz parte do meu Projeto 365, que em 2015 foi baseado no livro 365 Dias Extraordinários {O Livro de Preceitos do Sr. Browne}, de R. J. Palacio. Os textos são pensamentos aleatórios, inspirados nas frases do livro, uma para cada dia do ano. E que resolvi compartilhar com vocês agora, em 2016, pois senti muita saudade de blogar.

Anúncios
Esse post foi publicado em Projeto 365. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s