Belisquetes

Hoje eu falo especialmente do presente, dando uma pequena pausa nos posts do projeto 365. Como já sabem, ano passado não tivemos esse glorioso dia 29 de fevereiro, então obviamente não escrevi nada.

E para comemorar eu vou te dar duas receitas!!! Que você pode fazer como belisquete para o seu final de semana, o que acha? No Natal elas fizeram um baita sucesso e eu fiquei me perguntando, porque cargas d’água compramos tanta coisa industrializada e porqueira se podemos fazer até biscoito em casa???

Não se intimidem com os nomes ok? Grissini são palitinhos salgados com gosto de bolacha amanteigada salgada, que quebram facilmente, tamanha sua delicadeza. Tapenade é tipo um patê de azeitonas, mais rústico e pedaçudo.

Preparados???

Grissini – palitos salgados de erva-doce
Receita original: Panelinha

grissini

Ingredientes: 2 xícaras + 1/4 de farinha de trigo – 100 g de manteiga – 1/2 xícara (chá) de leite – 1/2 colher (chá) de sal – 1 colher (sopa) de fermento em pó – sementes de erva-doce a gosto – 1 gema para pincelar – manteiga e farinha de trigo para untar.

Modo de Preparo: 1. Numa tigela, coloque a farinha, a manteiga, o leite, o sal e o fermento em pó e misture com as mãos. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a ligeiramente até que fique lisa. Embrulhe a massa em filme e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos; 2. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga duas assadeiras grandes e polvilhe com farinha; 3. Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até obter um retângulo com cerca de 20 cm de comprimento e a largura que desejar, pois os palitos serão cortados em tiras de 20 cm x 0,5 cm. Polvilhe com as sementes de erva-doce e passe o rolo novamente para prensá-las. Pincele a massa com a gema; 4. Com um cortador de pizza ou uma faquinha, corte a massa em tirinhas de 0,5 cm de largura por 20 cm de comprimento. Torça cada tirinha para ficar com formato de parafuso; 5. Distribua as tirinhas de massa nas assadeiras, deixando um espaço entre elas para que não grudem ao assar. Leve ao forno para assar por 15 minutos ou até que os palitos fiquem dourados; 6. Retire as assadeiras do forno. Quando os biscoitos esfriarem, coloque-os num recipiente com tampa.

Dica: o resultado final é lindo e delicioso, mas abrir, cortar e torcer uma massa tão delicada dá trabalho viu? Vou testar em breve outras receitas de grissini e volto pra contar qual eu prefiro.

Tapenade de Azeitonas Verdes
Receita original: Panelinha

Tapenade

Ingredientes: 1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço – 1 colher (sopa) de alcaparras – 6 nozes – 1 dente de alho – 4 colheres (sopa) de azeite – 1 colher (sopa) de suco de 1 limão – 1 colher (chá) de shoyu – folhas de manjericão a gosto.

Modo de Preparo: 1. Coloque as azeitonas e as alcaparras numa peneira e lave sobre água corrente. Deixe escorrer bem; 2. Numa tábua, pique fino as azeitonas, as alcaparras, as nozes e o dente de alho, até formar uma pasta rústica; 3. Transfira a pasta para uma tigela o junte o azeite, o suco de limão e o molho de soja. Com as mãos, rasgue as folhas de manjericão, misture e sirva a seguir.

Dica: eu fiz todo o processo num mini processador de alimentos. Ficou totalmente excelente. E fácil.

Deleite-se!
E até amanhã, com a programação normal do projeto 365 de 2015.

Anúncios
Esse post foi publicado em Receitas Rápidas e Lanches. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Belisquetes

  1. Ana disse:

    Hummmmm… deu água na boca! Adoro essas pastinhas de azeitona! Nem sabia que tinha esse nome chique!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s