Pequenos deleites de dezembro

Caso vocês não notem, este post tem 5 meses de atraso. Pois é! E antes que terminasse 2015 e eu não concluísse o projeto por aqui, jurei terminar antes de acabar o primeiro semestre. E consegui! Então ele vai hoje, no primeiro dia de junho, um mês de grandes significados para minha família e o mês que o blog completa 4 anos de existência. Ultimamente ao trancos e barrancos, é bem verdade, mas de pé.

E agora, que apresento para vocês como foi dezembro, só tenho dentro do coração um sentimento de gratidão imenso a Deus, ao universo, por terem colocado em meu caminho um projeto tão significativo, de uma simplicidade sem tamanho, que sempre ao rever meus posts diários, fazem brotar um sorriso em meu rosto. 2014 foi um ano bem difícil, mas o projeto fez com que ele tivesse um enorme significado.

E como não poderia deixar de ser, apresento para vocês os pequenos deleites de dezembro, um mês festivo, de cores, sabores e cheiros dos mais deliciosos:

Colagem_335a338

335: nem precisa de foto né?

336: ah gente, sou intensa assim mesmo. Nada que minha máquina de lavar não possa resolver depois.

337: OMG! Já tenho compromissos em 2015.

338: vou confessar que até demais da conta! Rsrs, mas vou usar mesmo assim. E viva à breguice do Natal.

Colagem_339a341b

339: amo o horário de verão.

340: ficar incomunicável às vezes é bom demais. Se bem que neste dia marido achou que eu tinha sido sequestrada e eu precisei procurar 8 orelhões pra encontrar 1 funcionando…

341: e eles falam, falam, e eu fico só observando a fofura que é.

341b: acordei pensando nos danadinhos.

Colagem_342a345

342: taí um dos cheiros mais gostosos que há.

343: das pequenas felicidades cotidianas: estou lá no mercadinho escolhendo um suco quando um jovem de uns 88 anos me aborda:
– moça, você pode me ajudar?
– claro! – já percebo em seus olhos o sinal da catarata.
– qual desses iogurtes é de morango? – me mostrando aqueles potes com 6.
– Ah peraí… Hum… Só tem esse aqui exclusivo de morango.
– e esse outro?
– Ah esse tem coco, chocolate e mamão.
– poxa o de morango está com a embalagem batida. E esse outro?
– ele tem morango também, e chocolate. Deve ser gostoso.
– Ah é que minha neta fez exame de sangue e não serviram nada, então ela me pediu pra comprar 1 iogurte de morango pra ela… Ah vou levar os dois tipos. Ela é assim meio acanhada e nunca me pede as coisas… Mas vou levar… Desculpa, mas sempre fico perdido no mercado. Obrigado.
– ela vai adorar o agrado do senhor…
Não é pra morrer de amores, gente? Lembrei demais dos meus avós e seus agradinhos quando estou em Brasília.
Adoro quando coisas assim acontecem.

344: na minha humilde opinião risoto não tem erro, pega o que tem na geladeira, usa um bom arroz arbóreo e pronto! Neste dia foi abobrinha, tomate e uma montanha de parmesão. Ah e uma irmã que dizia odiar risoto comeu um dos bons na rua e gostou… Deixa ela se render ao meu. A converto na primeira colherada (sim, risoto bom se come de colher).

345: faça chuva, faça sol… Ou faça temporal! Cá estamos!

Colagem_346a349

346: adoro ganhar coisas pra casaaaaaa.

347: noite de comida boa e risadas a mil… Boas Festas!!!

348: eu mereço desacelerar… Domingo preguiçoso, chuvoso, de céu branco, todinho só pra mim… Adorooooooo.

349: quando cismo com algo procuro até encontrar! Espero que minha amiga secreta goste do presente.

Colagem_350a352b

350:  como ouvi certa vez: “a vida é muito curta pra deixar a sobremesa para o final”. Não só concordo como adoro fazer isso.

351: Tem dia que é assim, todo gostosinho, com várias pequenas coisinhas boas, e fica difícil escolher um deleite específico pro projeto. Em dias assim sempre me pergunto: qual o de hoje? E fico matutando…

Hoje foi um dia assim, até o momento que chegando em casa eu vejo de longe um menino acenando pra mim de dentro do carro todo animado. Ao chegar mais perto, já sorrindo e curiosa, percebi que vestia uma camisa do Brasil e era um adolescente especial, com síndrome de Down…. Retribuí o aceno e o sorriso bem perto dele…

E não tive dúvida do meu pequeno deleite…
Sabe aquela história de “abra seu coração?”. Isso funciona sempre!

352: o coral do Senac, Sesc e Fecomercio é fantástico. E todo composto por funcionários. Foi uma noite muito agradável, de boa música e lindas vozes. Me emocionei.

352b: que 2015 seja muito equilibrado. Em TODOS os sentidos possíveis.

Colagem_353a355b

353: detalhes que fazem toda a diferença…

354: e poder doar os 23 cm de cabelos! E escutar um monte de elogios…

355: esse cachorro só apronta… Quase comeu meu colar.

355b: logo cedo ver uma fofura dessas, crianças carentes super felizes com seus saquinhos de Natal. Me emocionei.

Colagem_356a358

356: eu adoro amigo secreto! E vocês, galera?

356b: não estou nem na metade, mas sei que vou considerar o livro excelente!

357: amor demais da conta!!!

358: mesmo em 19 Natais que estamos juntos.

Colagem_358_359a360

358 e 359: por que comer pernil, chester, farofa, salada de feijão, bacalhau, tender, salada de maionese, arroz colorido, tudo junto e misturado é só no Natal!

359: um clássico do Natal da família Silva. Obrigada mamãe, você arrasou!

359b: 86 anos de vida da nossa velhinha, tem que aproveitar né não?

360: nunca ganhei tantas bolachinhas de Natal. A D O R E I !!!

Colagem_361a362b

361: meu Deus do céu! Um calor da bobônica!!!

362: missa com canto gregoriano, linda e meditativa. E com exposição de presépios do mundo todo. Super fofos.

362b: que domingo abençoado.

Colagem_363a364

363: que pão é esse meu Deus do céu??? Só sendo feito pelos monges mesmo. Nem deu tempo de tirar foto com o macarrão.

363b: na falta de energia elétrica, com banho gelado, só terminando com um balde de água quente pra se deleitar.

Ps: a foto é só pra registrar que essa tempestade foi a causadora da falta de luz (que durou 42 horas)

364: adorei conhecer um pouco mais de perto as obras de Salvador Dalí.

364b: o que é isso??? Bom demais e vem morninho.

Colagem_365a365c

365: mensagem postada no Instagram e Facebook:

Não me preocupo mais em classificar um ano como bom ou ruim. Essa é uma visão muito simples e categórica para um período que compreende 365 dias. É tempo pra caramba.

Hoje é o último dia do meu projeto de pequenos deleites. Foram 365 dias atenta aos acontecimentos, que hoje vejo como 365 motivos para ter certeza que num ano existem momentos, centenas e centenas de momentos. E os ruins não podem classificar um período todo, que na verdade nem existe.

Hoje eu compreendo, de verdade e em paz, que amanha é só mais um dia, cheio de pequenos instantes, pra rir e chorar talvez.

Todo instante pode ser visto com uma compreensão do que você pode fazer para transforma-lo em algo melhor ou apenas diferente. Simplesmente tenha consciência disso.

Amanhã começa um novo ano, que pela primeira vez eu não desejei que chegasse logo. E olha que estou finalizando um ano com muito caos.

Não anseio pelo novo ano, por que não fará a menor diferença trocar o calendário se a mudança não vier daqui de dentro.

Ainda assim, feliz 2015, ou melhor, feliz próximos 365 dias. Não anseie tanto, não deseje tanto, vá lá e simplesmente faça acontecer. Agora por exemplo, nos últimos instantes de 2014 ainda é possível.

Beijos. #tati365project #365project #deleitedavida

365b: mesa farta e família alegre, não vejo outra forma de me despedir de 2014.

365c: perceberam que o mês de dezembro foi recheado de deleites??? Adeus ano velho. Adeus projeto 365. Até ano que vem!!!

Obrigada por me acompanhar até aqui. Guardarei com carinho este projeto.

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Projeto 365. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pequenos deleites de dezembro

  1. Ana disse:

    Tati!!! Que lindo! Mesmo atrasado, olha só que efeito que esse post faz na gente! Eu tô aqui sorrindo com teus deleites de dezembro!

    Leu Cem anos de solidão? O que achou? Eu também AMEI Nu de botas!!! Um dos melhores que eu li no ano passado!

    Saudade de você por aqui, menina. Vê se aparece mais! Beijo.

Deixe um comentário

