Uma hora a gente acerta

Hoje tem quiche de alho poró com alecrim.

IMG_3605

Eu já postei por aqui diversas receitas de quiche, que ficaram muito boas por sinal, porém eu sempre cismei com minha forma que é baixa.

Cismo também que a palavra forma, aquela de usar para fazer bolo, não tenha mais acento. Não me conformo.

 

Como sou dramática posso afirmar que meu sonho era fazer uma quiche daquelas lindonas que só se vê em bistrôs ou em café da manhã de hotel chique – não que eu frequente esses lugares, mas digamos que eu saiba das coisas…

O fato é que sempre dizia que faria uma quiche para minha irmã, que ama, mas nunca rolava. Até chegar o dia dos pais e resolvermos este assunto.

E não é que a danada ficou tão, mas tão linda que eu fiquei com dó de partir a coitada? Toda dourada, com aquela massa lateral fininha e crocante como deve ser. E estava deliciosa. Até meu pai que tem fama de não gostar dessas comidas metidas a besta, adorou, repetiu, elogiou e tudo mais. E ainda por cima, pra fechar com chave de ouro, só o sobrinho de 10 anos se deliciando, dando aqueles hum ham hum que gostoso, e repetindo…

… meu menino…

E assim, com a forma certa descobri que posso fazer algo ainda melhor. E já que sou chegada em metáforas e analogias, não vou perder mais esta: quantas vezes na vida seria basicamente trocar a forma pra acertar em cheio o que se deseja?

Pensa ai colega, talvez você só precise trocar a forma…

Quiche de alho poró com alecrim

IMG_3609

Para a massa.

Ingredientes:
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g  (1/2 tablete) de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria

Modo de Preparo:
1. Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.

2. Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível (20 cm de diâmetro) com a massa. Para abrir a massa, use as mãos em vez do rolo.

3. Leve a forma forrada com a massa à geladeira e comece a preparar o recheio.

Para o recheio.

Ingredientes:
2 alhos-porós
2 colheres (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
sal e noz-moscada a gosto

Modo de Preparo:
1. Com uma faca afiada, corte os alhos-porós em rodelas finas.

2. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Adicione o alecrim e mexa por mais 3 minutos. Tempere com sal, desligue o fogo e reserve.

3. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela, junte o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um garfo até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.

4. Retire a forma da geladeira. Distribua as rodelas de alho-poró na forma para que todo o fundo fique coberto. Em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.

5. Leve a forma ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a superfície da quiche fique dourada.

Fonte: Panelinha.

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Devaneios, Receitas Rápidas e Lanches. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

