Pães, esfihas e uma receita multifacetada

Quando procuro uma receita eu tomo o maior cuidado de pegar apenas boas referências. Já tenho meus blogs e sites prediletos, mas quando saio da linha segura procuro ler com atenção e analisar se os ingredientes fazem sentido.

Certa vez eu perdi 200 gramas de manteiga e uma infinidade de farinha de trigo por tentar fazer uma torta recheada da qual a massa ficou uma droga, molenga, que nunca daria o ponto, tive que jogar tudo fora. Fico muito puta quando jogo ingredientes fora. Só de lembrar agora me dá raiva.

Enfim, toda essa enrolação apenas para dizer que quando um blog predileto diz assim “por mim pode jogar fora todas as outras receitas de massa!*”, eu acredito de olhos fechados, e sigo a receita dada. E isso aconteceu com a “Massa para Salgados Assados” do blog Panelaterapia, meu queridinho do momento.

O link original você pode pegar aqui.

Massa para Salgados Assados do Panelaterapia
(Resultado: Pão recheado e Esfihas)

Ingredientes para a massa (xícara medidora de 150ml): 1 e 1/2 xícara de água morna – 1/2 xícara de óleo – 2 colheres (sopa) de açúcar – 1/2 colher  (sopa) de sal – 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10 grs) – 1/2 kg de farinha de trigo (será colocada aos poucos)*.

Modo de fazer: misturar o óleo, o açúcar, o sal e o fermento, juntar a água morna, em seguida acrescentar aos poucos a farinha de trigo com as pontas dos dedos, até incorporar e desgrudar das mãos. Não é preciso sovar muito, só alisar a massa. Faça os salgados que preferir (abaixo tem duas sugestões), pincele gema de ovo e leve ao forno*.

O que eu fiz:

Pão recheado de calabresa: essa quantidade de massa dá pra fazer 3 pães recheados (eu fiz 2 pães e mais umas 10 esfihas pequenas); sugestão do recheio: calabresa cortada em quadradinhos, cebola roxa picadinha, tomate em cubinhos (sem pele e sem sementes), orégano a gosto, e se achar necessário sal e pimenta do reino; modo de fazer: divida a massa em três partes iguais; pegue uma das partes, faça uma bola da massa e abra num formato retangular (não muito fina, se rasgar, faça de novo mais grossinha); recheie o centro da torta (sem exagerar, senão ela ficará úmida e rasgará) e feche como um envelope, ou como um rocambole; pincele gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido até assar.

IMG_2023

Esfihas de carne ou calabresa: eu aproveitei o mesmo recheio do pão de calabresa para fazer as esfihas; fiz também uma carne moída bem temperadinha a gosto, porém bem seca, sem caldo algum; pegue uma das partes da massa e faça bolinhas do tamanho que quiser as esfihas; abra cada bolinha (uma de cada vez) em formato arredondado, se quiser deixar perfeita, corte com um copo ou cortador de massa no formato redondo; recheie bem pouquinho o centro da massa e feche em formato de esfihas; pincele gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido até assar.

IMG_2022

Eu particularmente achei que a massa rendeu pouco (essa quantidade de esfihas acima, equivale à receita dobrada), mas é ótima, excelente, bem para um momento caseiro para poucas pessoas, mas com lanches deliciosos e caseiros. Farei de novo com certeza.

Salgados_recheios

Com uma massa multifacetada dessa dá pra deixar a imaginação rolar solta e fazer muitos salgados assados, em diferentes formatos, recheios, etc.

*citações e descrições do blog Panelaterapia, com pequenas alterações no texto.

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Receitas Rápidas e Lanches. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Pães, esfihas e uma receita multifacetada

  1. Hummmmm que cara deliciosa Tati!!!!

  2. Ana disse:

    Hum…. essa eu vou ter que testar! Minha sogra me ensinou uma massa de pão que dá sempre certo quando eu sigo as medidas! hahahhaahha… Você tem alguma receita de massa de empadão? Aquela massa podre? Essa é que eu não consigo acertar de jeito nenhum!

    • Tati Ferreira disse:

      Testa sim e me conta… já fiz várias vezes.
      Ah sobre a massa podre minha mãe e minha sogra têm massas excelentes, vou pegar com elas e te mando pra vc testar também. Eu nunca fiz, só comi! rsrsrs
      Beijooooooo

  3. Pingback: Pequenos deleites de junho | Deleite da Vida

Deixe um comentário

