Um dia azedo pede bolo

– Sabe aquele dia de azedume total?
– Então, quando ele pintar por aí faça bolo de chocolate.

Uma vizinha da minha mãe de muitos anos atrás que nos deu essa receita. Ela já foi repetida incansavelmente na casa da mãe em minha vida de solteira, já teve também seus momentos de ficar guardada numa caixa empoeirada por anos a fio, mas vira e mexe dá o ar da graça. E quando eu inventei de fazê-la pela primeira vez na minha casa foi sucesso com o sobrinho caçula, que vive pedindo a receita pra mamãe, bem no estilo: “mãe, a tia Tati já te deu a receita do bolo?”. Com certeza até ele já deve ter notado que a tia Tati não tem tido lá muito foco nas coisas.

Henri, desculpe a demora da titia tá bom? Mas é que ela anda azeda além da conta, fechada em seu casulo. Ela sabe que pra virar borboleta precisa disso e já não mais brigará com sua transformação, porque ela faz parte deste ciclo. Tô falando sério demais meu menino, mas um dia você vai entender, pois também terá seus monstrinhos pela frente pra encarar, todos temos. E quando a tristeza bater, um bolo de chocolate pode curar, ao menos o humor. A tia garante.

Bolo Tabuleiro (chocolate)

Bolo tabuleiro, o mais escuro obviamente; qlq dia passo o de banana ao fundo (uma receita meio incomum, mas o bolo fica gostoso).

Bolo tabuleiro, o mais escuro obviamente; qualquer dia passo o de banana ao fundo (uma receita meio incomum, mas o bolo fica gostoso).

Ingredientes: 2 xícaras de açúcar – 1 xícara de chocolate em pó (tipo aquele “do padre”) – 3 xícaras de farinha de trigo – 1 colher (chá) de fermento em pó – 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio – 1 xícara de óleo – 2 ovos – 2 xícaras de água fervendo.

Modo de fazer: peneire o açúcar, o chocolate, a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato numa tigela, e misture todos. Junte o óleo e os ovos ligeiramente batidos e misture tudo com a água fervendo. Despeje a massa numa forma retangular média, untada e enfarinhada, e asse em forno quente por cerca de 25 minutos (depende do forno, mas a dica do cheiro de assado X palito seco vale ouro).

Cobertura: peneire 1/2 xícara de açúcar e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (“do padre”), misture e junte 2 colheres (sopa) de leite. Espalhe essa mistura sobre o bolo ainda quente.

Dica sobre peneirar: peneirar os ingredientes secos faz com que a massa fique homogênea mais facilmente, retira possíveis impurezas, umidade e pedrinhas que às vezes surgem no açúcar por exemplo. Se você optar em não peneirar a receita terá o mesmo sucesso, já fiz por 3 vezes sem problemas, então fica a seu critério.

Deleite-se!

Anúncios
Esse post foi publicado em Devaneios, Receitas de Bolo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Um dia azedo pede bolo

  1. Luciana disse:

    Meu dia não tá com azedume não, mas vou fazer esse bolo HOJE!!!!! Há muito tempo que eu procuro uma receita de bolo de chocolate simples e que funciona. Há umas semanas eu fiz um sem gluten (usando outras farinhas) a partir da receita de uma amiga que tem alergia. Ficou gostoso, mas não um espetáculo, sabe? Esse aí tá com uma cara tão boa que vou tentar!!! Te falo!

    E espero que o azedume do seu dia tenha diminuído um pouco!

    Beijinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s