Como estou buscando uma vida mais saudável

Hoje tem sopa cremosa de grão de bico.

No post de sexta-feira eu falei um pouco sobre a minha rotina e passado alimentar. Deixando em aberto as pequenas mudanças que fiz e venho fazendo daqui pra frente pra alcançar a tão esperada vida mais saudável. Vamos a elas:

  • Trocar o açúcar branco pelo mascavo (açúcar refinado eu já não consumia há três anos, mudando para o cristal);
  • Dar preferência para a manteiga ao invés da margarina (se tiver curiosidade acesse esse link para ver a opinião de uma nutricionista);
  • Tomar leite com café ao invés de leite com chocolate;
Café da manhã super nutritivo: café com leite e tapioca com queijo minas

Café da manhã super nutritivo: café com leite e tapioca com queijo minas

  • Consumir pão integral com grãos ao invés do pão francês ou pão branco em geral;
  • Almoçar sempre em casa e ter comidas frescas (feitas no jantar ou na hora) ou até mesmo trazer marmita ao trabalho, evitando assim comer na rua ou apenas beliscar alguma porcaria (essa mudança já tem três anos e acho que é a grande culpada por eu e o Le não termos tido a famosa fase de “engordar depois que casa”, e não somos nenhum passarinho heim? Somos bons de garfo);
  • Preferir algo sem açúcar do que com adoçante. O problema aqui nem são as calorias, já que tenho preocupação zero com elas e abomino qualquer coisa que tenha light ou zero em sua embalagem, com exceção do atum enlatado que até prefiro por ser sem óleo. Agora eu simplesmente odeio o gosto do aspartame e seu grude que fica na boca. E sei bem que tem muita coisa light por aí que é enganação pura. E sei lá, desconfio que esses alimentos são química pura;
Marmita cada vez maior. Neste dia levei salada, melancia, arroz com purê e lombo de porco cozido na panela de pressão. E o limão caipira pra temperar a salada.

Marmita cada vez maior. Neste dia levei salada, melancia, arroz com purê e lombo de porco cozido na panela de pressão. E o limão caipira pra temperar a salada.

  • Tentando adquirir o hábito de beliscar. Aqui o problema nem é o que belisco, já que esse é o grande problema de muita gente com a balança, mas eu simplesmente esqueço de comer algo entre as refeições. Pra evitar isso tenho trazido todos os dias umas três frutas pro trabalho, mas ainda falho em comê-las;
  • Consumir salada farta no almoço e jantar, quase sempre alface de vários tipos, tomate e rabanete. Vou te falar que não sou grande fã de salada, mas me forço a comer pra acostumar, porém prefiro quase sem tempero. Se for muito azeda eu fico braba;
  • Não pretendo trocar o arroz, então continua o branco, porque ainda não consegui gostar do integral. E eu penso assim, já que consumo uma quantidade legal de fibras pelo pão integral, saladas e frutas, acho que fico com esse pequeno pecado pra mim;
Muito melhor que Mc Donald's

Muito melhor que Mc Donald’s

  • Tentar não fazer fritura (daquelas imersas em óleo) e diminuir os embutidos, deixando essas coisas para quando der realmente vontade ou não tiver escolha, mas sem drama;
  • Tentando inserir em toda refeição um verdinho refogado ou cozido, além da salada;
  • Controlando, mas não abominando umas besteiras, então de vez em quando rola um fast food no shopping, e sim estou falando de Burguer King, Temakis e afins, além de pizza, mas isso ocorre no máximo uma vez por semana;
  • Tenho comido sempre uma frutinha logo depois de almoçar, geralmente laranja ou mexerica;
  • Tenho feito bolo caseiro, que geralmente trago de lanche pra comer a tarde no escritório ou antes da academia;
  • E falando em academia, se for dia dela eu tomo uma vitamina esperta preparada pelo Le, que  desconfio ser super calórica, já que vai banana + maçã + mamão, ou banana + abacate, ambas adoçadinhas com mel e pouco açúcar cristal, e vai também aveia. Muito boa, mas tomo um copo pequeno, senão durante a malhação fico conversando com a danada. Quando voltamos da academia comemos uma salada com filé (carne ou frango) ou um lanche rápido que geralmente é um sanduíche de pão integral com patê de atum,  ou de peito de peru com queijo minas, e ambos com alface e tomate. Outra coisa que é presença semanal em casa é o milho cozido que comemos como lanche (volto varada de fome da academia, então preciso de alguma coisa salgada);
Santo milho cozido!

Santo milho cozido!

  • Se não for dia de academia a minha ideia é fazer um jantar completo, assim já deixo com sobra para o almoço do outro dia e garanto minha marmita saudável. Estou prezando por algo assado no forno ou cozido na pressão, e sempre abusando de ingredientes caseiros, como alho, cebola, salsa, cebolinha, açafrão, coentro, colorau, e evitando tempero em forma de tablete e demais industrializados;
  • No decorrer do dia me policio a beber muita água. Outro problema na minha vida, já que nunca lembro. Minha meta é beber os tais 2,5 L por dia, ainda não cheguei lá, mas pra quem bebia dois copos, tomar cerca de 1,5 a 2 L está ótimo.
  • Fazer feira (ou equivalente) toda semana. E essa meta me orgulho de dizer que estamos conseguindo!
  • Reduzir drasticamente as idas ao supermercado, deixando também para uma vez por semana. Meta alcançada com orgulho!
Super vitamina de abacate do marido. Amor verde.

Super vitamina de abacate do marido. Amor verde.

  • Preparar um menu semanal para evitar desperdícios e garantir que tudo o que falei antes dê certo. Além disso, preparar um menu tira toda aquela ansiedade e chatice de se desesperar sobre o que fazer. E evita completamente idas exageradas à pizzaria, Habib’s e padarias, e seus tão práticos, porém perigosos alimentos a serem inseridos como rotina. Meta ainda não alcançada, mas tô chegando lá. E se quiser uma dica boa de alguém que está fazendo isso e dando certo, leia esse post da Ana.

Na minha humilde opinião, o segredo pra se alimentar bem é não comprar os venenos industrializados, e sempre estar carregada com petiscos saudáveis, assim se bater a fome, você pode saciá-la sem culpa alguma. Então, ao invés de comprar biscoitos e bolos, frituras e qualquer coisa com feitura desconhecida, comece a comprar nozes, castanhas, frutas secas, frutas de fácil manuseio, comece a fazer bolos e tortas caseiras abusando de farinha de trigo integral, açúcar mascavo, ovos de boa qualidade, vegetais, frutas, e outra infinidade de bons alimentos.

Use e abuse de preparo caseiros

Use e abuse de preparo caseiros

E quer ouvir uma coisa que eu nunca esperava obter com essas mudanças bobas?

– Redução de celulite!!!

– Todas grita, chora e se abraça de emoçaum!!! Obrigada Senhor!!!

Pois é cara leitora, mesmo magra, a vida sedentária de tantos anos me presenteou com malditas celulites nas coxas e no bumbum. E sem academia o corpo fica bastante frouxo por assim dizer. Então as danadas aparecem sempre que não são solicitadas e cada vez com mais frequência e com novas integrantes.

Mas isso é passado, pois agora além de coxas mais firmes, as celulites só aparecem quando solicitadas. Viva!

E pra fechar, não vou mencionar nada a respeito de nutrição em relação aos ajustes que fiz, porque não sou especialista na área, apenas fiz mudanças baseada em leituras (ao alcance do Google mais perto de você), e me respondendo uma pergunta bem simples: será que o industrializado é melhor do que o encontrado na feira e o que vem da natureza?

E pensando assim, hoje tem uma receita deliciosa:

Sopa Cremosa de Grão de Bico

graodebico

Não me lembro de onde peguei a receita, mas era um site que dava dicas para alimentação sustentável e com aproveitamento dos talos dos alimentos.

– O preparo desta receita é mega fácil, mas começa 12 horas antes.

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de grão de bico cru – 2 litros de água – 1 colher (chá) de sal – óleo – 1 gomo de linguiça calabresa (opcional) – 2 dentes de alho picados – 3 colheres (sopa) de cebola picada – 1 xícara (chá) de talos de salsa picados – 1 xícara (chá) de agrião com talos picados.

Modo de Fazer: primeiro deixe o grão de bico de molho de um dia pro outro (se for fazer pro almoço, coloque a noite, se for fazer pro jantar, coloque pela manhã). Depois deste período, cozinhe-o com sal e água até ficar bem macio. Bata no liquidificador com a água do cozimento e reserve. Aqueça o óleo e frite a linguiça, junte o alho e a cebola e refogue mais um pouco. Depois acrescente o creme de grão de bico e se necessário mais água (aqui tem que ficar do seu agrado). Deixe ferver e adicione os talos de salsa. No momento de servir, acrescente o agrião picado com os talos por cima.

Dica: na falta de agrião já usei rúcula por cima e também não coloquei nenhum verdinho (com verdinho, de preferência amargo e de gosto forte fica melhor).

Até terça com o post 15/24

Deleite-se!

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3 respostas para Como estou buscando uma vida mais saudável

  1. Ana disse:

    Legal tuas mudanças, Tati! Eu tô tentando incorporar algumas mudanças também, aos pouquinhos. O açúcar, usamos o mascavo também. Só pra fazer bolo que uso o açúcar refinado (vou testar substituir pra ver como fica). O nosso fraco aqui são doces. Marido ama chocolate e tem sempre em casa. E sorvete de pote. Tanto, que sobremesa as meninas não aceitam nada que não seja sorvete ou chocolate. Se tiver gelatina, elas comem. Mas tipo, fruta? Não querem. Até comem, mas não como sobremesa… difícil, viu?

    • Assim que é bom Ana, aos poucos né? Tenho pavor da palavra regime, que já me remete a restrição. E não acho que precise ser assim.
      O mascavo no bolo deixaria tudo escuro, mas em termos de sabor eu acho delicioso, e menos doce (algo que gosto bastante).
      Putz Ana, chocolate e sorvetes são perdições de muita gente, eu amo particularmente sorvete DE chocolate, mas não é algo que preciso ter o tempo todo, não tenho fraco por doces. Ufa! rsrs
      Crianças e suas frescurinhas com frutas né não? Mas quase todas são assim viu? Acho que maiores isso acaba passando.
      Beijos.

  2. Luciana disse:

    Muito bem, Tati, orgulho de você!!! :D

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