Uma Verdadeira Zona

20130117_1_Zona cópiaHoje tem a melhor torta de banana do mundo!

É assim que está minha cabeça, uma verdadeira zona. Não vou ficar de #mimimi, porque vocês não merecem, mas essa zona me deixa sem concentração pra escrever. Forcei ao máximo pra sair alguma coisa hoje. E definitivamente vocês merecem que eu repasse a melhor receita de torta de banana de todos os tempos! :)

Pra quem não sabe ainda dessa saga, aqui você pega a receita 1 e aqui a receita 2.

Mas antes da receita viciante, que aliás eu já fiz 3 vezes, eu tenho um dedo de prosa pra trocar com vocês. Primeiro eu quero agradecer a todos pelo carinho em 2012 e que foi uma delícia e ultra divertido participar com vocês do sorteio que fiz em dezembro, cada comentário bacana tanto aqui quanto no Facebook que me deixaram orgulhosa da iniciativa. Este ano de 2013 prometo outros sorteios. Adorei a experiência.

Andei sumida uns tempos por causa das férias. Eu trabalho sentada o dia todo de frente pro computador e andava com umas dores terríveis nas costas. Sim, eu sei, “a Tati senta toda torta na cadeira”. Por isso, eu peguei uma certa birra de computador, os acessos que fiz em minha página pessoal do Face por exemplo, foram em sua maioria pelo celular (horrível e limitador de usar, por isso ótimo!).

Sumi também, porque não vou mentir, terminei o ano de 2012 meio bola murcha sabe? Alguns pensamentos ficaram aqui martelando, porque minha gente, os acontecimentos vieram num esquema avalanche, duas decisões enormes a tomar, que dentro delas tem mais duas ou três que não podem ser tomadas sem antes eu escolher uma dessas duas, entendeu? Não né? Imagina minha cabeça. Uma zona.

Tirei umas férias bem paulistanas mesmo, curtir a família, descansar bastante, acho que até demais, dormir tarde, acordar mais tarde ainda, encontrar amigos e familiares, um barzinho aqui, um restaurante ali, nada de praia ou coisas paradisíacas, mas ainda assim importantíssimas pra fortalecer laços e me ajudar neste momento de zona. Voltei de Sampa forte, confiante, decidida e cheia de saudade.

Família Silva e sua famosa pose: cara de maracujá.

Família Silva e sua famosa pose: cara de maracujá.

Então assim, eu não quero sumir, mas se eu sumir é porque a zona ainda não passou ok? Estava pensando hoje cedo, escrever é igual cozinhar, palavras são como a comida, tem vida, e dependendo da energia que você coloca ali, acaba transferindo para outras pessoas. Para quem não tem ideia do que estou falando, eu recomendo que leiam o livro “Como água para chocolate” de Laura Esquivel, depois dele você repensa seu modo de tratar a comida.

E agora pra agitar esse ano de 2013 eu te presenteio com a melhor torta de banana do mundo!!! Mas cuidado! Ela é altamente viciante.

Torta de Banana em Camadas

Torta de Banana

Já vou passar os ingredientes e o passo a passo. É bem simples.

1) Vai lá ver se tem 10 ou 11 bananas prata maduras. Só tem 6?!?! Ok, faça a torta com uma única camada ou numa forma menor blz? Não esquece de reduzir os demais itens. Bom, pode começar.

2) Unte uma forma retangular (média pra grande) com margarina e farinha. Família de 4 pessoas já costuma ter uma forma dessas, certo? Reserve.

3) Misture numa vasilha 3 xícaras de farinha de trigo com duas xícaras de açúcar e uma colher (sopa) de fermento. Reserve.

4) Corte metade das bananas ao meio e depois no sentido do comprimento (umas 3 ou 4 tiras de cada metade) e vá espalhando pela forma, uma ao lado da outra, até preencher tudo.

5) Pegue metade da mistura de farinha reservada e espalhe pelas bananas.

6) Se for fazer a torta com duas camadas, repita o passo 4 e 5 da mesma maneira. Altamente recomendável! Fica boa demais.

7) Misture numa vasilha 2 colheres (sopa) de margarina derretida com 3 ovos e 1 copo de leite (misture apenas para incorporar todos os ingredientes). Jogue essa mistura sobre a torta já com as bananas e a farinha.

8) Misture numa vasilha meia xícara de açúcar com canela a gosto e espalhe sobre toda a torta já com a mistura de ovos.

9) Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que esteja firme e marrom dourada por cima.

10) Deixe o cheiro invadir sua casa, já prepara um café fresco e se não resistir aprecie sem moderação e ainda quente. Só não vale queimar a língua! Ah e se tiver nervos de aço, ela fica melhor ainda no outro dia.

Resumo: camada de banana + camada de farinha + camada de banana + camada de farinha + mistura líquida (ovos e leite) + mistura de açúcar com canela. Um em cima do outro. Fácil demais né não?

Dica: se quiser fazer a torta de banana com duas camadas, mas não tem banana suficiente, experimente cortar em rodelas finas, costuma render bastante, eu já fiz assim duas vezes. Não tem erro.

Deleite-se! Com a torta e em 2013!!!

Esse post foi publicado em Ânimo, Falando de mim, Receitas de Bolo, Receitas Rápidas e Lanches. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Uma Verdadeira Zona

  1. Deise disse:

    Oie, passei aqui para roubar uma receita de leve…rs…e escrevendo a receita no meu caderninho tradicional, já que ainda não comprei um tablet para facilitar a minha vida, tive uma lembrança do passado, “aliás não sei o que está acontecendo comigo hoje, mas estou super nostálgica”…rs…, voltando, acho que sei à quem você puxou para criar um blog, os nossos pais, um pouco de cada mesmo, as palavras do sábio Sr Marinho e a criatividade da Sra Iris…rs…lembra como ela escrevia nos cadernos de receita??? rsrs…eu escrevendo lembrei que ela não colocava simplesmente as receitas, ela escrevia dicas, de tudo, de como bater, de bater com o que, de tamanho das coisas…rs…como facilitava…hahaha, ela tinha praticamente um blog….rsrsrs…tá aí hoje tirei o dia para voltar no passado…lembrar das nossas origens, de como chegamos até aqui e de como fomos e somos amados, bem criados, educados…enfim….somos a família Silva, com a cara de maracujá e até dele dá pra tirar ótimas receitas!!! Te amo e estarei sempre do seu lado, na ordem, ou na zona!!!

    • Qual receita precisava? Fiquei curiosa! rs… até eu sou super usuária do blog.
      Menina, eu tinha esquecido essa lembrança dos cadernos de receita da mãe, mas era bem assim mesmo, e acredita que eu sou igualzinha? Essa receita de torta de banana mesmo veio toda confusa e eu dei uma geral nela pra entender e poder explicar…rs!
      Ah meu amei sua mensagem. Vou te dizer que ta tudo uma zona, juro, nunca pensei passar por tanta coisa assim, DE UMA VEZ, mas quando eu penso que TUDO PASSA, me dá uma certa tranquilidade e certeza de que em breve vou olhar pra trás e falar, PUTZ FOI RÁPIDO! rsrs
      E eu sonho com o dia de honrar esses dons dos papis, nossos heróis. Te amoooooooo minha maracujá caçula! rsrs

  2. Flávia Michels disse:

    Tati esse “mistura de farinha” é só trigo, açúcar e fermento…isso mesmo? Coloca desse jeito por cima das bananas até finalizar?rsrs! Desculpe é que achei estranho não ter nenhum leite para misturar!

    • Flaviaaa. Eu vi a sua dúvida sobre a torta de banana, é exatamente como vc descreveu, na parte da farinha não vai leite. Estranho né? Mas vai dar certo. O leite na verdade vai apenas por cima depois que terminar as camadas, com a margarina e os ovos. Depois me conta se deu certo. Bjuuu

Deixe um comentário

