Dicas da Sonia: A Sombra do Vento

Quando o livro é muito, muito bom eu realmente fico triste quando acaba. Sinto falta dos personagens, das histórias, daquela sensação gostosa de prazer, deleite puro. Então logo que termino fico uns minutos segurando o livro e pensando em tudo o que surpreendeu, vou repassando os principais pontos e quando percebo estou começando a ler de novo, pelo menos as principais partes, que agora tendo conhecimento da história, parecem mais claras. Eu achei A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón sensacional! Palmas!!!

Dando um resumo rápido sobre o livro, como sempe faço em Dicas da Sonia, eu nem quero me atrever a escrever com minhas próprias palavras, porque uma das coisas que mais me instigou a ler foi o resumo relatado no próprio livro:

“Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredo e intrigas enterrados  na alma obscura da cidade. A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.”

“Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do séc. XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.”

Pensa num livro que te faz arregalar os olhos. Perder a respiração. Chorar. Rir. Coração palpitar. Se surpreender. É ele. O mais bacana é que você se sente um verdadeiro detetive, tamanha a competência do autor em ir te levando para bem perto das conclusões, sem serem óbvias ou clichês. Quando você desconfiar de algo lendo esse livro, pimba, a conclusão se abrirá no próximo parágrafo, mas de forma surpreendente. E outra coisa, como largar um livro que fala justamente do universo dos livros? Impossível.

Eu tenho um certo fascínio por assuntos relacionados à guerra, principalmente sobre a II Guerra Mundial, e embora esse livro não seja sobre guerra ele é todo pautado numa Barcelona pós-guerra (civil e mundial), obscura, triste, cinza, bem diferente da cidade alegre e colorida que eu imaginava depois de assistir Vicky Cristina Barcelona do Woody Allen. Isso me fascinou.

Os personagens do livro são incríveis e muito reais, talvez um pouco românticos ou cruéis demais para os dias de hoje, mas totalmente possíveis para a época em que se passa. Personagens com sofrimento genuíno que te levam a pensar em quanta injustiça podemos sofrer na vida pelo simples julgamento cego, por preconceito e por escolhas que não foram nossas, mas que nos afetam no futuro. E o desenrolar das histórias, dentre romances e tragédias te faz questionar se nos dias de hoje é possível uma amizade tão forte.

Eu gostaria de ter escrito essa opinião no auge do término, mas não conseguia me desligar da história, precisava degustar um pouco mais, sozinha com meus pensamentos, então não sei se fiz jus à história nessa opinião, mas sou certeira em dizer: LEIA! Esse livro é excelente. Existem outros com os mesmos personagens e eu quero ler em breve. Trata de personagens que não merecem ser esquecidos.

Deleite-se com a leitura!

PS: sabe aquela história de não conseguir largar o livro em momento algum? De ler no banheiro, no intervalo do seriado, enquanto toma sol? Então, eu cheguei ao ápice disso quando me peguei lendo enquanto cozinhava. Juro! O prato do dia era risoto de funghi, e enquanto eu mexia o danado ia lendo umas partes imperdíveis. E no final o risoto não foi sacrificado. E viva ao vício da leitura.

O Deleite da Vida agora tem sua fan page no Facebook. Você pode curtir a página clicando aqui.

Esse post foi publicado em Dicas da Sonia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Dicas da Sonia: A Sombra do Vento

  1. Heloísa Noronha disse:

    Ótimo texto, Tati, parabéns!

  2. Paula disse:

    Concordo, em número e grau…. Sempre quando leio um livro assim tão envolvente, fico algum tempo sem ler mais nada… só saboreando a história, lembrando relembrando… Esse livro é realmente fascinante. bjs e saudades

    • Paulaaaa, foi exatamente assim que fiquei. Não conseguia pegar outro, só pensava nele, só falava dele! rs… agora já curada, estou lendo Um Dia de David Nicholls, bem bacana também, completamente diferente, mas divertido.

      Obrigadíssima pela dica. Com amigas assim minha lista de leitura ficará cheia de qualidade.

      Bjs com saudade também.

  3. Ana disse:

    Ai, não Tati! Não faz isso comigo! Mais um livro que eu vou TER que colocar na minha lista!! Menina, tô com uma lista enorme que a professora de literatura infantojuvenil passou, tive que colocar de lado outros livros que queria ler, mas até dezembro não vai dar!

    Mas fiquei com água na boca com a tua resenha, ADORO livros assim. Também curto livros que falam da guerra, acabei de ler Sarah’s Key, que fala dos judeus franceses que foram presos pela polícia francesa em 1942. O livro é meio assim-assim, mas já é o quarto livro que leio sobre o holocausto. Vai saber!

    • Quando eu escrevi a resenha eu sabia que ia gostar do livro, pq lembro da sua referente O Conde de Monte Cristo. O resumo do livro não exagera em dizer que o livro é baseado nos romances de aventura de Alexandre Dumas.
      Obrigada pela dica, faz um tempinho já que não leio nada sobre a guerra. Eu recomendo pra vc O Diário de Anne Frank e Olga (talvez já até tenha lido), para mim foram os mais marcantes. Bjs.

  4. Pingback: Dicas da Sonia: Um Dia | Deleite da Vida

  5. Clauo disse:

    Oi querida
    Eu tbe sou assim. Quando o livro é bom, fico morrendo de saudades dos personagens!
    Bjks mil e um otimo final de semana

  6. Pingback: Sorteio Deleite da Vida | Deleite da Vida

  7. Vanessinha disse:

    Quero muuuuito ler!!!

  8. sirley de fatima ferreira disse:

    este livro ja tem donaaaaaaaaaaa euuuuuuuuuuuuuuuu!

Deixe um comentário

