Dicas da Sonia: Feliz por Nada

Posso confessar uma coisa? Vocês não vão achar que eu fiquei doida varrida? Ainda vão gostar de mim depois dessa revelação?

Então, até agora paixão por mulher eu só tive duas: minha mãe e minha irmã, mas acabou de entrar outra nesta lista: a Martha Medeiros!!! .0. .0. .0.

Brincadeiras à parte… eu acabei de ler Feliz por Nada da Martha Medeiros e só fico me perguntando uma coisa. Porque nunca li essa mulher maravilhosa antes?!?!?

O livro reúne dezenas de crônicas do período de 2008 até 2011 da famosa autora que fala de comportamento, amor, carreira, sexo, Deus, filhos, vizinhos, amigos… e até de gatos. É um livro para ser apreciado aos poucos. Três ou quatro crônicas por dia são suficientes pra te fazerem pensar, analisar, rir e chorar.

Esse livro não é como um romance que você devora do começo ao fim, com algumas pausas pra beber água e fazer xixi. O gostoso dele é degustar cada crônica uma a uma, porque elas não têm qualquer relação uma com a outra. Por exemplo, numa semana ela fala do reino que as crianças imperam hoje nas família e na outra já está falando da máxima de “nunca aceitar ‘nada’ de estranhos”. Mas de uma coisa você pode ter certeza: são todos assuntos universais, que você irá se identificar por já ter vivido, estar vivendo ou saber que um dia viverá. E para aqueles que não se identificam com uma história ou outra, tenho certeza que verão um amigo, parente, inimigo, colega, qualquer conhecido retratado por lá.

Essa mulher sabe observar o comportamento das pessoas e ainda escrever de forma tocante, crua e também engraçada quando a situação pede. E com pitadas de ironia e sarcasmo, ingredientes que na minha opinião não devem faltar a um bom cronista.

Esse é um daqueles livros bons pra ter de cabeceira, quase um guia. Fora as dicas excelentes de outros livros e filmes que ela menciona no decorrer do livro – vale a pena.

Gostaria de falar mais. Como me identifiquei com a crônica sobre as coisas que escolhemos pra nossa casa, que devem ter alegria e não uma chuva de marcas, conceitos e tendências que não nos identificam. As pressões que nós mulheres fomos impostas a viver e que comprometem nossa felicidade e sanidade mental. O amor pelo Wooddy Allen, que aliás eu compartilho. É muita coisa minha gente.

A parte que eu mais me identifiquei e assino embaixo diz respeito à profissão. E transcrevo duas partes dela aqui pra vocês:

Competência pra Vida (Martha Medeiros)

“Quando fui publicitária, em priscas eras, meus colegas ficavam fulos ao me ver dando tchau às sete da noite e voltando pra casa sem um pingo de remorso, enquanto eles ficavam até altas horas fazendo não sei bem o quê – provavelmente o que fazem até hoje. Tirando algumas ocasiões excepcionais, em que realmente o trabalho exige hora extra, o resto é tempo desperdiçado em reuniões inúteis e enrolação de quem não tem nada melhor pra fazer nas suas horas livres.”

“Nesse mesmo livro, Woody Allen aconselha todo mundo a trabalhar, claro, mas recomenda que se divirtam com o processo, que não deem bola para o que os outros dizem e que, por mais gratificante que seja ganhar dinheiro, não se deixem levar por ilusões de grandeza. Menos vaidade, mais prazer.”

Deleite-se com a leitura!

Esse post foi publicado em Dicas da Sonia e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Dicas da Sonia: Feliz por Nada

  1. ckris disse:

    Nossa Tati, que engraçado, foi o capítulo que mais gostei até agora, acredita?! Até fiz uma “orelhinha”….que coinscidência!!
    Também estou amando o livro e recomendo com certeza.

    “Menos vaidade, mais prazer.”

    Bjs,

    • Coincidência não, sinergia. Acho que pensamos muito parecido quando o assunto é profissão! :)
      Quando terminar me fala o que achou no geral. Vamos trocar umas figurinhas.
      Bjssss

  2. Pingback: Dicas da Sonia: O Clube do Filme | Deleite da Vida

Deixe um comentário

