Julgar pela capa

Hoje tem uma receita especial: Figos Caramelizados com Presunto Cru. A foto fez sucesso até no Facebook do Panelinha e da Rita Lobo (minhas fontes)! :)

Diz a máxima que “não devemos julgar um livro pela capa”. Apesar da expressão não ser usada para livros, eu levo sim em consideração a capa. Se for sem graça dificilmente passarei a folhear. Mas obviamente usando essa frase não é de livros que quero falar. Não hoje.

Como é difícil não julgar pessoas pela “capa”, cara, corpo, jeito e mais uma infinidade de coisas, certo? Mas há quem julgue demais, quem faça juízo demais de tudo e todos, quem tenha opinião demais. Isso é chato pra caramba. Além disso, palavras colocadas de uma maneira sobre questões que não temos certeza podem prejudicar as pessoas, – além de machucar, claro.

Acredito que uma das características mais fortes do ser humano seja o julgamento. Até aí tudo bem, é normal, faz parte da nossa natureza, mas existem pessoas tão estimuladas a isso, que sua natureza acaba sendo a de julgar SEMPRE. Consequentemente acham que estão sendo julgadas SEMPRE. Acho bem irritante, porque se tem uma parceria perfeita é a do julgamento com a fofoca. Ou seja, a pessoa não se contenta em fazer juízo, ela precisa expor de qualquer maneira para outros.

Eu tomo o maior cuidado com cuidadores-da-vida-alheia-de-plantão, evitando de qualquer maneira botar lenha nas fogueiras alheias, porque isso é como uma avalanche, começa pequena, mas termina fazendo um estrago gigante. E também, quanto mais a gente estimula, mais as pessoas acham que têm o direito de cuidar da vida dos outros.

Nem sei exatamente sobre o que queria falar por aqui hoje, mas acho que com o tempo estou menos tolerante com picuinhas, fofoquinhas, indiretas, disse-me-disse, etc. e tal. E quando vejo acontecer já vai me dando comichão. E pessoas convencidas de que fazer isso não é prejudicial, são tão perigosas quanto suas práticas. Então prefiro distância ou um convívio restrito.

Para separar um comentário maldoso de um construtivo eu sempre procuro pensar que pessoas interessadas em contribuir comigo podem até parecer duras em algum comentário, mas sempre o farão seguido de algo a melhorar. E diretamente a mim, sem intermediários ou indiretas. E eu decido se faz sentido para minha vida ou não. Simples assim.

Achei essa frase o máximo e sintetiza bem o que eu penso dentro desse assunto: “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”. Friedrich Nietzsche.

E pra abrandar esse assunto meio pesado, uma receita levemente docinha, mas com o salgadinho escondido em cada garfada:

Figos Caramelizados com Presunto Cru

Ingredientes: 50 g de presunto cru em fatias bem finas – 3 figos – 1 fio de melado de cana – 10 folhas de manjericão  – 1 colher (sopa) de azeite – sal a gosto.

Modo de fazer: lave e seque bem os figos e as folhas de manjericão. Corte os figos ao meio, no sentido do comprimento; aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Regue com o azeite e coloque os figos, com o lado das sementes para baixo. Assim que começar a dourar, com uma espátula, vire de lado. Deixe dourar por mais alguns minutos, 2 ou 3; num prato, disponha as fatias de presunto cru, as metades de figo caramelizado com as sementes para cima, as folhas de manjericão ao redor e regue tudo com um fio de melado de cana e uma pitada de sal.

Eu fiz essa receita no dia dos namorados. Foi a entrada de um jantar muito delícia com meu amor. Indico que você faça para seu par! Vai garantir muito chamego.

Fonte e receita original: Blog Panelinha (eu fiz uma pequena modificação: troquei o mel por melado de cana e gostei).

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Desabafos, Receitas Rápidas e Lanches e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Julgar pela capa

  1. Talita disse:

    sempre arrasando né Tati…. nas palavras e nas comidinhas.
    bju

  2. Pingback: Conquistando pelo estômago! | Deleite da Vida

  3. Pingback: O centenário do blog | Deleite da Vida

Deixe um comentário

