Dicas da Sonia: Mentes Perigosas

Saindo um pouquinho dos romances eu li Mentes Perigosas – o psicopata mora ao lado – da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva. Eu costumava ver a Dra. no programa da Ana Maria Braga e sempre achei muito bacana e fácil de entender a maneira que ela abordava as questões da mente humana, assim cheguei no livro – presente de uma amigona (valeu Eli).

O livro aborda as principais características dos psicopatas e como reconhecê-los em nosso meio. Em nenhum momento o perfil frio, manipulador, cruel e sem qualquer vestígio de sentimento de culpa ou remorso é poupado pela autora, que deixa sempre muito bem claro que devemos nos afastar de pessoas assim, pois seu único objetivo é sugar e prejudicar outras pessoas. Como é uma doença da mente que não tem cura não há mesmo melhor alternativa.

Para situar o leitor, a autora apresenta uma série de casos reais de como o psicopata age para atingir seu objetivo, geralmente destruidor e que leva suas vítimas a necessitar de ajuda psicológica – tamanha devastação causada. São apresentados também casos muito conhecidos pelo público em geral, como o assassinato da atriz Daniela Perez, ou a maneira como o maníaco do parque conseguia suas vítimas – nesses casos ela não pode afirmar a psicopatia, pois não se tratavam de seus pacientes – mas o indício é bem forte.

Uma boa notícia que o livro nos traz é que nem todos os psicopatas são assassinos, porém todos têm em sua essência a característica destrutiva, pois são seres desprovidos de consciência, portanto fique longe deles.

Não há como ler esse livro e não ficar pensando se algum psicopata já cruzou o seu caminho. Eu pelo menos tenho absoluta certeza de um, mas graças a Deus essa pessoa ficou no passado, mas posso dizer que essa gana por sugar, por tirar coisas boas das pessoas deixa marcas em todos, posso apontar mentalmente pelo menos meia dúzia de pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas por esse mesmo ser. Óbvio que é minha teoria totalmente leiga, afinal nem todo mau caráter é um psicopata.

Não vou entrar em muitos detalhes porque a autora cita muitas fontes, além de ter o conhecimento científico pra isso e eu não quero acabar com anos de estudos apenas por conta de uma opinião, mas posso dizer que o livro é muito bem escrito para que todos possam entender, além disso, o fato de apresentar exemplos de casos trágicos de nosso cotidiano nos ajuda a perceber certas nuances que essas pessoas têm

Muito útil. Deleite-se com a leitura!

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas da Sonia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s