Dicas da Sonia: O Castelo de Vidro

Apesar de amar a maioria dos livros que acabei de ler, há muito tempo não me emocionava com um.

Não sou daquelas que fica lendo e chorando horrores, mas nem por falta de lágrimas deixo de ficar emocionada, e com O Castelo de Vidro de Jeannette Walls foi exatamente assim, muita emoção:

Em O Castelo de Vidro Jeannette conta a história biográfica de sua vida. Se não fosse pelo final feliz, poderíamos dizer que esse livro é trágico, tamanha miséria e falta de lucidez de seus pais.

Os pais de Jeannette foram negligentes com a criação dos 4 filhos simplesmente por escolherem levar uma vida sem preocupações, sem emprego, sem dinheiro, sem compromissos com nada. Rex Walls é extremamente inteligente e uma pessoa única em personalidade, mas sua fuga da realidade é a bebida e o jogo. Sonhava grandes sonhos e tinha profunda admiração da filha Jeannette; Rose Mary Walls é uma artista, professora por formação (e obrigada pela mãe), mas acima de tudo uma sonhadora, nunca deu mole aos filhos, mas também nunca assumiu seu papel de mãe, preferia fugir da responsabilidade desenhando e sonhando com o dia que se tornaria uma pintora famosa.

Assim os filhos foram criados como verdadeiros favelados, fedidos, mal vestidos e que futucavam o lixo para terem o que comer, que cozinhavam sua própria comida aos 5 anos de idade ou se defendiam como podiam das desgraças da vida. A mais velha, Lori, com o passar do tempo já farta de tanta miséria não aceita sua situção; artista talentosa sonha com o dia que deixará a vida nômade e errante que os pais proporcionavam. Jeannette não é a garota bonita, é alta demais, ruiva e dentuça, porém corajosa, inteligente e com ótima lábia para se virar como pode, sempre encontra uma boa solução para algo, juntamente com seu irmão Brian que a admira e sempre topa participar de suas ideias e estratégias. A caçula Maureen é a garota linda, loira de olhos azuis e por conta de tantos atributos nunca precisou se esforçar muito, pois seu charme era tanto que atraía para si as coisas boas da vizinhança, assim estava sempre alimentada, vestida e limpa.

O livro Cavalos Partidos da mesma autora já foi falado aqui no blog. Ele conta parte do passado de Jeannette através da vida de sua avó. E agora eu pude confirmar o que já desconfiava: Rose Mary deu muitas cabeçadas na vida.

Em alguns momentos eu ficava com um nó no estômago, em outros eu torcia pelas crianças como se faz num bom filme de ação. Não foram poucas as vezes que desejei o mal para os pais Rose Mary e Rex Walls, e ao mesmo tempo ficava admirada por tamanha personalidade, destemor e coragem desses anti-heróis.

Pode-se dizer que se trata de um livro de anti-heróis, porque as crianças também não ficam atrás, mas se viram como podem o tempo todo. E apesar de terem motivos de sobra para se tornarem perdedores ou coitadinhos, pelo contrário, se tornam pessoas fortes. O mais bacana é que durante toda a vida eles nunca deixaram de cuidar uns dos outros. Eles foram seus próprios pais, amigos e irmãos.

Se não fosse autobiográfico dificilmente você acreditaria em 50% do que é contado no livro, porque chega a ser surreal. Por outro lado o livro nos mostra que a possibilidade de sermos donos do nosso destino está em nossas mãos. Uma criação errante pode fazer estragos, mas também pode ser a grande motivação de uma vida.

Enquanto lia esse livro eu pensava em duas pessoas, que de maneira diferentes, também foram de certa maneira negligenciadas por alguém, mas que mesmo assim sobreviveram e se tornaram pessoas admiráveis. Acho que somente por isso dá pra acreditar em finais felizes, porque eles existem.

Deleite-se com a leitura!

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas da Sonia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s