Dicas da Sonia: O Pequeno Príncipe

Eu admiro as pessoas que leem um livro e citam de cabeça passagens importantes ou marcantes. Mais ainda quem já leu muitas obras de literatura e livros tradicionais que marcaram época. Não me encaixo em nenhum desses grupos e apesar de conhecer a história desde a infância, sinceramente não tenho certeza se já havia lido O Pequeno Príncipe, de Antoine De Saint-Exupéry. Não até hoje:

O livro conta a história do encontro de um aviador, que largou a carreira promissora de pintor aos seis anos de idade, com o principezinho, provável morador do asteróide B 612, no Deserto do Saara. Durante os dias que passaram juntos o aviador pôde conhecer a jornada do pequeno príncipe planetas afora, até chegar na Terra e marcar a vida deles para sempre. Repleto de ilustrações torna-se uma leitura leve e de fácil compreensão.

Se eu pudesse classificar o livro numa única palavra eu diria que é encantador. Eu li o mesmo em duas horas, não o fiz correndo e ainda tive tempo de sublinhar passagens importantes, pois como falei antes, não tenho o dom de lembrar de cabeça as citações e passagens mais bacanas. E são muitas. E estamos falando de um livro com apenas 93 páginas e muitas ilustrações.

Eu comprei esse livro depois de ver algumas citações da Ana sobre ele, e também pensando que depois de ler eu poderia emprestar aos meus sobrinhos de 8 anos, afinal é literatura infantil. Mas agora, depois de ler, eu chego à conclusão que não é literatura infantil, mas sim literatura-adulto-infantil. Que serve pra todo adulto que um dia quiser lembrar a criança que ele foi um dia.

Esse livro mostra como nós adultos somos loucos, sem pé nem cabeça em nossas atitudes e necessidades, e como nos preocupamos com coisas que segundo as crianças não têm a menor importância. Nos preocupamos tanto, que acabamos complicando o que de fato é muito simples. Além de ser revelador. Não são as crianças as pessoas chatas, mas nós adultos nos julgando muito importantes e sem tempo para nada.

A simplicidade e ao mesmo tempo determinação do pequeno príncipe me encantou e como o livro é repleto de analogias se torna um belo item de cabeceira, para ser lido sempre que tudo parecer grande e chato demais para nossa vida adulta, tão simples e que temos a mania de complicar demais, muitas vezes para parecermos importantes.

Leia se quiser se encantar e se emocionar!

Deleite-se com a leitura!

PS: uma amiga visitou a exposição O Pequeno Príncipe no Iguatemi Campinas, que vai até o dia 26/02/2012 e é gratuita. Informações sobre a exposição aqui e fotos lindas e maravilhosas da mesma aqui. Fiquei morrendo de vontade de ver, mas não sei se vai rolar…

Esse post foi publicado em Dicas da Sonia e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Dicas da Sonia: O Pequeno Príncipe

  1. Ana disse:

    Que legal que você comprou o livro. É um dos meus favoritos!

  2. Pingback: Pense coletivamente | Deleite da Vida

Deixe um comentário

