Resoluções…

Hoje tem saladinha de feijão fradinho.

Há alguns anos eu tinha o costume de fazer listinha de desejos para o ano que se iniciava, mas a primeira vez que vi que havia um nome pra essa listinha foi no Friends (episódio: The One with All the Resolutions). Achei o máximo, pois fora do Brasil isso é levado muito a sério e percebi que as resoluções estão ligadas aos propósitos que dependem de nós mesmos, ou seja, eu até posso colocar lá na lista que quero ganhar na mega-sena e torcer muito pra ganhar, mas é diferente se coloco que vou entrar numa academia de ginástica por exemplo.

Aí eu fiquei pensando nos propósitos para 2012, uma vez que já faz um tempão que não faço resoluções de ano-novo. O que quero conquistar que depende da minha força, do meu trabalho, da minha disposição? Obviamente quero saúde em primeiro lugar e acima de tudo, mas mesmo assim é bom listar as coisas que quero conquistar e deixar à vista todos os dias para ir à luta. A ideia das resoluções é fazer um balanço no final do ano, marcando as coisas que foram conquistadas.

Aos poucos estou montando as minhas resoluções, mas de bate-pronto posso adiantar algumas como: voltar a dirigir, praticar algum exercício (sair do sedentarismo), conquistar clientes para o novo escritório, me alimentar de forma saudável cada vez mais frequentemente, ler um livro por mês (comecei em 2011 e consegui desde então), criar e inventar mais na cozinha… tenho outros desejos possíveis, mas vou deixá-los na privacidade.

E você? Costuma fazer suas resoluções de ano-novo? Não perca tempo, pois quando assumimos um compromisso com nós mesmos (escrevendo e deixando à vista) o desejo vira algo possível, plenamente conquistável.

Vale dizer que um aprendizado que adquiri da época em que fazia terapia: não deseje milhares de coisas num único ano. Geralmente quando desejamos demais estamos na verdade sabotando que algo de bom realmente aconteça, colocando metas quase impossíveis de serem atingidas que acabam por nos frustrar no final. Vai na manha e trabalhe em cima daquelas coisas plenamente possíveis para um único ano, pois vê-las sendo conquistadas te dará estímulo para todos os próximos anos que virão.

Ah, agora o blog e eu voltamos oficialmente de férias, então pensando bem vai aqui mais uma resolução para 2012: escrever pelo menos um post por semana.

E falando em meta vamos voltar às receitas? A de hoje é especial, pois a primeira vez que comi foi na casa da sogra. Depois minha mãe aprendeu a fazer e em todas as comemorações em família (seja na sogra ou na mãe) a famosa saladinha de feijão não pode faltar, ela é presença obrigatória. Perguntas como “vai ter feijãozinho?” já virou uma mania! Essa da foto foi executada por minha mãe e ficou espetacular no Natal.

Saladinha de Feijão Fradinho (também chamada apenas de “feijãozinho”)

Ingredientes: 500 grs de feijão fradinho; 200 grs de bacon picado; 2 linguiças calabresa defumada picadas; pimentão verde, amarelo e vermelho picados (vai cerca de ½ de cada); 1 cebola média picada; coentro picado a gosto; pimenta do reino, pimenta calabresa, sal, azeite e vinagre a gosto (vinagre vai se você quiser, mas é bem pouquinho).

Modo de fazer: deixar o feijão de molho na água quente (até cobrir). Quando o feijão absorver a água coloque pra cozinhar. Cozinhar na panela normal com água (sem pressão) até ficar al dente (cozido, mas firme) – isso leva uns 20 minutos. Enquanto o feijão estiver cozinhando, fritar o bacon e a calabresa picados, deixar ficar bem sequinho e quando terminar descarte a gordura que se formou. Quando o feijão estiver pronto, escorrer e descartar a água e colocar numa vasilha junto com todos os demais ingredientes temperando a gosto. DEIXAR NA GELADEIRA ATÉ A HORA DE SERVIR. Se fizer na véspera os temperos pegam melhor.

Esse feijãozinho fica uma delícia como entrada num dia de churrasco por exemplo. Ah essa quantidade dá pra bastante gente, mais de 10 pessoas, mas dá pra ser reduzida sem erro, é só você adaptar.

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Falando do futuro, Receitas de Salada e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resoluções…

  1. gabriel disse:

    Eu comi no Natal na casa do Anderson e adorei!!!Estava mesmo querendo essa receita, obrigada Tati…bjs…

  2. Ckris disse:

    E é uma delícia! A foto esta convidativa, e este da sua mama deve ter ficado tão bom quanto da minha, que é a sogra!
    Parabéns por mais este post, há tempos queria escrever aqui pra você e por algum motivo não o fazia, acho que inconsciente esperei o momento, e nada como ser em uma receita da família.
    Seu blog me fez lembrar um tempo bom que passamos juntas, em um lugar especial, incomum a nós, onde pudemos aprender muita coisa e tornarmos as profissionais que somos hoje, modéstia à parte…rs, e principalmente, quando você ia iniciar a faculdade e por um momento pensou em jornalismo, e o que estava adormecido, agora sem sombra de dúvidas, aflorou, e tão bem quanto a marketeira que você se formou!!
    Bjs, sucesso sempre!

Deixe um comentário

