Rasgando seda

Hoje é dia de empanada!

Esse post é para rasgar seda total ao público do blog.

Comparado aos outros blogs imagino que o meu seja apenas mais um, mas não importa. O importante é que me sinto muito satisfeita ao escrever aqui e principalmente em saber que as pessoas entram nele pra ler as bobagens que penso, os desabafos que porventura faço, as histórias e recordações da minha vida, e até mesmo receitas! É muito gratificante saber que tem alguém por aqui além de mim.

Eu não respondo todas as mensagens que me mandam por aqui porque elas não chegam diretamente à pessoa que mandou, mas leio todas. E fico muito feliz, tanto pelos comentários usando a ferramenta do blog, quanto dos amigos pessoais do Facebook, esses devidamente curtidos e/ou respondidos!

Saibam que eu não faço o blog para agradar alguém, o faço para mim, pois escrever é a maneira que encontrei de entender sentimentos e de me expressar, ainda assim fico lisonjeada quando comentam que algum post tocou seu coração. Ou que chorou, sorriu, enfim que algo mexeu aí dentro. Incrível como aquilo que colocamos pra fora e já foi resolvido pode servir exatamente para o momento de alguém. Essa sintonia me encanta.

Obrigada por cada um que passou por aqui nesses 6 meses do blog Deleite da Vida. E como não respondi a todos individualmente, um agradecimento especial para você que se identificou por aqui uma ou várias vezes:

Ana ● Ana Paula ● Ana Paula Zanatta Rosa ● Anderson Rosa ● Bianca ● Carla Gigeck ● Ckris ● Dayane ● Deise F Silva Rosa ● Elaine ● Eliane Veccharelli ● Flávia Michels ● Fernanda Colovatti ● Karina ● Keila ● Liliane ● Luiza ● Luiz Eduardo Pereira Martins ● Maria Lígia Pagenotto ● Maysa ● Mônica Carratú ● Poliana ● Ricardo ● Roseli ● Sirley de Fatima ● Sonia Fuentes ● Talita ● Teresa ● Thais Fernandes ● Vanessa ● Yesica

Cada um de vocês colocou um sorriso no meu rosto a cada mensagem em meu email alertando que um novo comentário havia chegado. :)

Desejo a todos (mencionados acima ou não) muitas felicidades, saúde e sucesso. Que o menino Jesus renasça em seus corações com a mensagem de esperança e paz. Tenha certeza que tudo no final termina bem. Basta acreditar.

Meu presente pra vocês é essa receita:

Empanada de Carne (receita do Edu Guedes):

Levemente picante com toque agridoce. Delícia!

Recheio: comece pelo recheio. Em uma panela, aqueça 50 grs de manteiga e refogue 400 grs de carne moída (eu só uso patinho). Acrescente cominho, 1 pimenta dedo de moça (sem as sementes), pimenta do reino, 1 e 1/2 cebola picada, colorau e sal. Misture bem e cozinhe até que a carne esteja macia. Reserve.

Complementos do recheio: cozinhe dois ovos, descasque e corte cada um em 5 partes e reserve. Separe 10 azeitonas. Separe cerca de 1 xícara de uva passa.

Ingredientes da massa: 1/2 kg de farinha de trigo – 100 grs de gordura vegetal – 1 dose de aguardante – 1 gema (massa) + 1 gema batida (pincelar) – sal – 1 xícara de água morna – 1 clara (apenas para fechar a massa).

Modo de fazer a massa: coloque em uma tigela a farinha de trigo, a gordura vegetal, a aguardante, uma gema, o sal, a água morna e misture bem até que fique homogênea e não grude nas mãos; faça 10 bolinhas e abra a massa em pequenos discos. No centro do disco coloque um pedaço de ovo cozido, uma porção de carne, um punhado de uvas passas (umas 5 ou 6) e 1 azeitona na lateral; pincele a borda da massa (ainda aberta) com a clara e feche a empanada, pressionando bem a lateral com as pontas dos dedos para que ela não abra e dê uma dobradinha em toda a meia-lua; pincele a massa já fechada com a outra gema batida; coloque as empanadas em uma assadeira (sem untar) e leve para assar no forno médio (180º C) preaquecido por cerca de 20 minutos.

Dica: você vai achar pouco, mas a quantidade de carne é cerca de 1 colher de sopa não muito cheia. Vai por mim, se ficar muito lotada a massa vai rasgar.

Um Feliz Natal a todos vocês. Obrigada por fazerem desse blog muito mais do que um diário ou um livro de receitas, mas a me fazer refletir, e assim encher ele de vida e pessoas.

Este ano ainda tem mais post, mas acho que vou ficar devendo a receita. Desculpe, mas estou na maior correria para tirar férias e fugir pra terra da garoa. Aliás, o lanche da viagem serão essas empanadas.

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Agradecimento, Receitas Rápidas e Lanches e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Rasgando seda

  1. Dayane Nunes disse:

    Adoro seu blog Tatii.. Sempre que me manda email sempre dou uma espiada pra ver o que tem de novo..! Vc está de Parabéns… Bjos

  2. Hilaria disse:

    Tati, você anda muito bem com as suas receitas, dá água na boca.
    Beijocas

  3. Fernanda Colovatti disse:

    Tati,
    Um feliz natal atrasadinho, que 2012 seja um ano repleto de conquistas e alegrias.

    Obrigada por me fazer rir e chorar a cada post.

    Beijo.

  4. maysa disse:

    Tenho saudade do tempo que trabalhavamos juntas e compartilhávamos histórias. O blog de alguma forma me ajuda a matar as saudades! Parabéns vc merece! Um 2012 mara pra vc Tati!!! mil beijosss!!!

  5. Pingback: No mundo da lua… | Deleite da Vida

Deixe um comentário

