Tati de A a Z

Hoje tem receita de torta.

Comecei a escrever um post diferente para esta semana, mas não consegui terminar. Que mês de dezembro corrido é esse? Pra vocês também está assim? Aí lendo o blog da Ana achei esse tipo de post que me fez lembrar os tempos de escola e os cadernos de perguntas e respostas. Quem lembra?

A to Z, about me (sobre mim)

Age (idade): 30.

Best trip (melhor viagem): Vancouver com certeza, mas todas que fiz pra SC também foram memoráveis.

Chore that you hate (tarefa do dia-a-dia que você detesta): Lavar louça e limpar o fogão. Não é pela dificuldade, mas é pela repetição. Fazer isso todo santo dia, muitas vezes duas ou três vezes é um verdadeiro saco.

Dogs (cachorro): Tive um cachorro na infância por um curto período, pois o danadinho cresceu demais. Gosto de cachorro, acho fofo, mas não tenho vontade de ter algum tão cedo. Acho que pra isso precisaria de uma casa e uma empregada, porque não gosto do cheiro de cachorro pela casa.

Essential start to your day (essencial para começar o dia): Um bom banho, lavar os cabelos e comer pão com manteiga.

Favourite color (cor favorita): Já tive a época do azul, ainda gosto bastante, mas percebo que ultimamente estou mais para o magenta ou qualquer estampa bem alegre.

Gold or Silver (ouro ou prata): Prata. Há algum tempo eu diria que ouro de jeito nenhum, mas ultimamente estou cheia de bijou dourada e estou gostando bastante.

Height (altura): 1,67m. Uma vez me mediram na escola e disseram que eu tinha 1,70m. Achava o máximo ter 1,70m, até que um belo dia fui fazer um orçamento de tratamento estético e ao ser medida fui rebaixada para 1,67m, vocês não imaginam a minha decepção!

Instruments you play (instrumento que toca): Nenhum. Já tive muita vontade de tocar violão, ainda tenho vontade de tocar piano, mas nunca dei um passo seguinte para isso.

Job title (cargo): Gerente comercial de função, administradora de empresas de formação, mas marketeira de coração.

Kids (filhos): Por enquanto nenhum.

Live (mora): Cianorte, Paraná, mas o coração insiste em ficar lá na terra da garoa.

Mother’s name (nome da mãe): Iris (acho lindo o nome da minha mãe!!!).

Nicknames (apelidos): É mais fácil perguntar o meu nome, porque Tati todo mundo já sabe. Tinha um senhor de um antigo emprego que me chamava de Tatinha, engraçado porque esse era meu apelido de infância.

Overnight hospital stays (passando a noite no hospital): Nunquinha!

Pet peeve (algo bobo que te irrita): Pessoas que falam me cutucando.

Quote from a movie (frase de um filme): Gente, se eu tenho dificuldade para guardar até nome de filme imagina uma frase! Massss fui ao meu parceiro Google e escolhi uma dentre as mais famosas: “Run Forest, Run”- “Corra Forest, Corra” – no filme Forest Gump. Toda vez que estou mega atarefa eu fico mentalizando essa frase na versão “Corra Tati, Corra!”.

Right or left handed (destra ou canhota): Destra.

Siblings (irmãos): Um irmão (11 meses mais velho) e uma irmã (quase 3 anos mais nova).

Time you wake up (hora que acorda): o despertador toca às 7, mas nunca consigo levantar neste horário. O soneca do celular é meu melhor amigo!

Vegetable you hate (vegetal que você detesta): Eu como de tudo, por isso me dou ao luxo de não suportar jiló! Minha mãe come com uma boca tão boa que eu não consigo entender.

What makes you run late (o que te faz atrasar): Eu sou mega enrolada pra começar a me arrumar, então eu própria causo meus atrasos.

X-Rays you’ve had (raio-x que já tirou): Nunca quebrei nada, mas tenho um problema congênito no joelho, o que me faz ter uma coleção de radiografias do danado.

Yummy food that you make (comida gostosa que você faz): Modéstia bem à parte eu acho que meus pratos geralmente ficam bem gostosos, porque eu adoro fazer pratos salgados. Pra eleger apenas um eu diria que são os risotos (receitas aqui e aqui). Bom, tem também o chilli com carne que fica cada vez melhor!

Zoo animal (animal de zoológico): Não consigo escolher apenas um. Eu sou apaixonada pela girafa, pelo elefante e pelos macacos. Se eu for no zoo e ver apenas esses animais já valerá a visita. Aliás, se tinha um passeio que eu sempre vazia na época da escola era ao zoológico, ia pelo menos uma vez por ano e adorava.

Já que falei tanto de época de escola e infância, nada melhor do que a boa e velha torta, figura presente em toda festinha não é mesmo?

Torta de atum

Ingredientes da massa: 1 xícara de óleo – 1 xícara de leite – 4 ovos – sal – 8 colheres (sopa – não muito cheias) de farinha de trigo – 4 colheres (sopa) de queijo minas ou mussarela ou parmesão ralado – 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes do recheio: duas latas de atum (sem o líquido) – 1/2 lata de milho verde – 1/2 lata de ervilha – palmito picado – 1 tomate picado – algumas azeitonas verdes e pretas picadas – sal e pimenta do reino.

Modo de fazer: comece fazendo o recheio misturando todos os ingredientes, ao final eu gosto de colocar um fiozinho de azeite pra dar mais sabor. Coloque sal e pimenta do reino se você achar necessário, pois quase tudo que vai no recheio já tem sal. Reserve. Já unte uma forma com margarina e farinha de trigo e reserve também.

A massa é feita no liquidificador. Essa massa não é tão líquida, por isso eu a faço em duas etapas, ou seja, divido os ingredientes em dois e faço primeiro a base e depois a parte de cima. Bata todos os ingredientes divididos no liquidificador até ficar bem homogêneo. Coloque a massa na forma e cubra com o recheio, vá colocando por colheradas para dividir bem. Depois bata a outra metade dos ingredientes da massa no liquidificador e se achar que ficou grossa e difícil de cobrir o recheio pode colocar um pouco mais de leite e até mesmo um pouco de requeijão ou queijo fresco (já fiz assim e deu super certo). Cubra o recheio com a massa e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 a 40 minutos.

Dica: em casa a gente gosta da torta BEM recheada, com recheio saindo pelo ladrão, então as quantidades mencionadas acima são para essa qualidade; se quiser fazer a massa de uma vez não tem problema, é que pelo fato dela ser meio grossa eu acho difícil dividir em duas depois de já estar pronta.

Deleite-se!

Esse post foi publicado em Falando de mim, Receitas Rápidas e Lanches, Recordações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Tati de A a Z

  1. Carla Gigeck disse:

    A D O R E I o post !!!

  2. Fernanda Colovatti disse:

    Tati, a cada post, viro mais sua fã! Continue assim…muito sucesso.

    Um beijo,
    Fernanda ( amiga da Carla Gigeck =])

  3. Ana disse:

    Iris e um nome muito bonito mesmo!
    Vou anotar as receitas de risotos aqui. Eu adoro comer, mas raramente faco, alias acho que so fiz uma vez!

  4. Pingback: Testado e aprovado! | Deleite da Vida

Deixe um comentário

