Dicas da Sonia: O Clube do Biscoito

No último Dicas da Sonia eu não comentei da categoria que você começa a ler, aí você para, tenta retomar, para de novo… uma verdadeira batalha pra tornar o livro interessante. Assim foi com O Clube do Biscoito de Ann Pearlman.

Mas calma que eu ainda não acabei meu post. Vamos chegar a um caso de sucesso com esse livro, garanto.

Na primeira segunda-feira de dezembro Marnie e suas amigas se reúnem numa festa íntima chamada clube do biscoito. Íntima porque segundo as regras não pode ter mais do que 12 participantes. Nessa reunião todas devem levar 13 dúzias de um biscoito feito por elas a ser distribuído entre todas e um extra para uma casa de caridade. Levam também alguma comidinha/petisco e vinho, muito vinho. Marnie, a narradora do livro, é a biscoiteira-chefe e quem cede sua casa para o clube, que vira palco de um encontro de amigas de longa data.

A história se passa no dia de uma das reuniões do clube do biscoito e se estende até o seu término. No decorrer de cada capítulo vamos conhecendo o passado de cada biscoiteira, suas angústias, desilusões, tragédias pessoais, triângulos amorosos, paixões, traições, realizações, doenças… um pouco de tudo que culmina naquela reunião do clube do biscoito. Além de apresentar a vida de cada uma das 12 personagens tão diferentes, mas tão íntimas e reais, o livro conta uma breve história de ingredientes essenciais da culinária como o sal, açúcar, baunilha, gengibre, etc e tal. Uma delícia.

A Sônia em pessoa que me indicou esse livro e quando comecei a ler eu adorei o primeiro capítulo que fala da Marnie. Este capítulo já começa a apresentar alguns nomes das biscoiteiras presentes naquele ano no clube do biscoito e elas vão chegando à medida que o dia vai passando. Acho que foi aí que começou minha luta com o livro, são muitos personagens, mas muitos mesmo. A maioria delas está na casa dos 50 anos então grande parte tem marido, filhos, genros, noras, netos… são muitos nomes, mas como cada uma delas é retratada em detalhes em seu devido capítulo eu ficava meio perdida até chegar a hora certa de conhecer em detalhes a vida de Jeannie, Rosie, Taylor, Charlene, entre tantas mulheres.

Como ocorria essa batalha eu percebi que o melhor seria ler o livro durante o dia, porque a noite o sono pegava e eu não conseguia concluir pelo menos um capítulo. Quando mudei minha estratégia de leitura o livro se transformou pra mim. Muito mais alerta a sinestesia tomou conta da leitura, comecei a sentir cheiros, sabores, ver cores, e adorar a experiência com tantas receitas e histórias deliciosas. Se eu fosse definir esse livro num único cheiro eu diria que tem cheiro de nozes.

Enfim percebi que assim como a vida as coisas vão acontecendo, pessoas vão chegando com suas histórias, suas experiências de vida e aí sim que a coisa fica boa, quando há troca. São personagens nem um pouco tiradas de um conto de fadas, mas da vida real.

Como a história é ambientada nos Estados Unidos muitos dos costumes não fazem parte do cotidiano dos brasileiros, mas mesmo assim terminei de ler o livro com vontade de fundar o meu clube do biscoito e ter uma data especial como aquela ao redor das minhas amigas queridas, para comer, beber vinho, trocar experiências, falar, e falar, e falar, e rir muito da vida. Coisas que fazemos muito bem quando nos encontramos e eu simplesmente adoro!

Deleite-se com a leitura!

Esse post foi publicado em Dicas da Sonia. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Dicas da Sonia: O Clube do Biscoito

  1. Sonia Fuentes disse:

    Tati
    Adorei sua resenha.Igual a você também consegui experimentar muitos cheiros; gengibre, canela, nozes…….cheiro de natal mesmo.Também nosso clube do biscoito será inaugurado este ano, com muitas histórias e tudo de direito.
    bjos e parabéns
    Sônia

  2. karina disse:

    Adorei seu post e espero q possamos ter o nosso clube do biscoito logo!!!! Vou comprar esse livro .. hehe

  3. Carla Gigeck disse:

    Ahhh adorei…tambem quero participar do clube do biscoito rsrs

Deixe um comentário

