Dicas da Sonia: Cavalos Partidos

Quando começo a ler um livro, percebo que depois de poucas páginas eu já sei o ritmo que seguirei até o final. Tem livro que é de tirar o fôlego do começo ao fim, como O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini) , outros têm uma linguagem tão diferente que você custa a se acostumar e precisa voltar algumas vezes pra ter certeza que é aquilo mesmo, como A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak). E têm aqueles apaixonantes, fáceis de ler, que parecem mais contados por uma grande amiga como Os Catadores de Conchas (Rosamunde Pilcher) – hoje quero falar de um livro desta categoria:

Um livro que pode estar contando sua própria história de vida.

Cavalos Partidos é um dos livros sobre a família da autora Jeannette Walls. Ele conta a história de vida da avó da autora, Lily Casey Smith, mas embora seja todo em primeira pessoa, as informações foram coletadas com a filha dela (mãe da autora), por isso não é classificado como biografia, mas sim romance. O destaque do livro é a maneira como a autora conta histórias, de forma fascinante e apaixonada, com muitos detalhes criados a partir da concepção da mesma em florear o que ela própria não viu acontecer.

Lily é uma mulher forte e extremamente pé no chão. Sempre sabe o que quer e trabalha duro para conseguir – na força literal da palavra. Quando as coisas dão errado (e foram diversas), ela não fica chorando pelos cantos, simplesmente sacode a poeira e segue em frente. Pode parecer dureza para os padrões de hoje, mas acho que era uma maneira de se defender das decepções.

Lily não tem medo das mudanças da vida e quando elas ocorrem estão sempre associadas a longas viagens no lombo de sua égua predileta, tudo pela paixão de ensinar, pela obstinação em se formar na faculdade. Passa por decepções e uma grande tragédia na vida, mas sempre se mantém firme, porque todos no rancho onde mora contam com sua ajuda. Ela é a coluna da família, o espírito forte e trabalhador.

Ela sonha em pilotar um avião, em dirigir um carro, em dar aulas e se formar na faculdade como professora. Com o passar do tempo, a vida vai sendo dura, mas ela nunca se desvia dos objetivos, mas também não se lamenta, simplesmente segue a vida e espera a melhor oportunidade de realizar. Segue em frente em trilhas diferentes, mas segue. Uma pessoa apaixonante e guerreira, embora em nenhum momento a linguagem do livro seja com vanglória, aliás não imagino a Sra. Lily falando dela própria com orgulho, simplesmente vivia da melhor maneira para sobreviver.

Sabe aquele livro que você consegue identificar pessoas à sua volta? Ele é assim de tão tangível. Em determinados momentos via minha irmã, em outros minha avó que peregrinou muito nas roças da vida com seus 8 filhos. Minha mãe fica por conta do pé no chão da personagem (nunca conheci ninguém como minha mãe nesse quesito).

Eu gostei desse livro porque a força da personagem principal me mostrou que não importa quando, mas os sonhos podem sim se realizar. Que o tempo é relativo, que não há hora certa para fazer uma coisa ou outra. Sempre há tempo.

Agora estou em busca do primeiro livro, que fala da filha de Lily – mãe da autora Jeannette Walls, que pelo pouco mostrado em Cavalos Partidos já dá pra sentir que é uma figura marcante e que deve ter dado muita cabeçada na vida pra ser feliz. O livro se chama O Castelo de Vidro.

Deleite-se com a leitura!

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas da Sonia. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Dicas da Sonia: Cavalos Partidos

  1. Sônia disse:

    Tati querida

    Cada vez que leio seu blog fico mais feliz e admirada,você está escrevendo muito bem, e cada vez mais……parabéns!
    bjos

  2. Pingback: Dicas da Sonia: O Clube do Biscoito | Deleite da Vida

  3. Pingback: Dicas da Sonia: O Castelo de Vidro | Deleite da Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s