Carnaval!!! Que Carnaval?

16 de fevereiro de 2010, terça-feira

Dia 19/30 (como os dias passam rápido por aqui)

Difícil buscar inspiração pra escrever de uma época tão gelada estando agora num dos lugares mais quentes que já conheci. Meu traje, por exemplo, é um vestido florido, por baixo estou de biquíni, a pele está recém-bronzeada e um ventilador frenético tenta me refrescar. Ah e acabei de lanchar uma pamonha. Mais Brasil que isso impossível né gente?

Dei toda essa introdução, porque às vezes olho pras minhas fotos e custo a acreditar que estivesse num lugar assim tão gelado. Chego a pensar que nem devia estar tão frio assim. Ou esqueço completamente como era o frio. Mas ele estava lá heim gente. E apesar do frio que sentia na rua, estive numa das épocas mais “quentes”, ou como eles diziam “warm”, para um inverno.

Warm

– Warm?!?! Só se for pra eles. Eu morria de frio!!!

O clima foi tão inesperado que as cherry blossom, também conhecidas como cerejeiras no Brasil ou sakura no Japão, já estavam florescendo. Eles diziam que a primavera estava se antecipando. Outra coisa louca que aconteceu foi que a Cypress Mountain teve que receber caminhões de neves de lugares distantes de BC, porque as condições na montanha não estavam propícias para algumas modalidades a serem disputadas por lá. Esse assunto deu uma grande polêmica e até discutimos na aula de comunicação. A conclusão que chegamos é que de repente Vancouver não seria o local mais adequado para a realização de certos esportes olímpicos que dependessem de neve de boa qualidade nas montanhas. Poderiam de repente ter deixado tudo em Whistler, que ao que me lembro não teve problemas desse tipo.

A condição de neve em Vancouver oscila muito porque é uma cidade que chove quase o tempo todo no inverno. E falando de características de Vancouver, uma coisa que me chamou atenção assim que cheguei foi ver água por toda parte. E não estou falando da chuva, mas da água que circunda a cidade. No começo não entendia muito bem se tudo o que via de água era do mar, transformando a cidade assim numa ilha. Aí falou mais alto meu interesse por mapas e geografia em geral e pude entender que uma área é o mar do Oceano Pacífico, outra é o False Creek e tem também o Fraser River, os rios mais conhecidos, mas existem outros. Nessas horas eu tinha certeza da escolha por Vancouver, uma vez que amo água. Adorava passear e ver água por toda parte. Some-se a isso as lindas montanhas. Lugar perfeito.

Canada Place

Canada Place

Depois da aula nesta terça-feira eu dei uma boa caminhada. Passei novamente no Canada Place (vista do mar) e bem pertinho dali estava a pira olímpica e os anéis numa balsa ao mar. Não sei se todos curtem ou chegam a acompanhar Olimpíadas, seja verão ou inverno, mas o fato é que eu sempre gostei muito de esportes olímpicos, acho que é um tempo que vemos histórias de superação, vencimento de obstáculos, quebras de recordes, patriotismo, solidariedade de vários tipos, imagens surreais de tudo isso que falei retratada num clique, e para mim isso é muito contagiante. Fora que o fato de ser algo que acontece de tempos em tempos deixa tudo ainda mais especial, com uma cara única. Alguns atletas terão uma única chance na vida de representar seu país em Olimpíadas. E estar numa cidade olímpica no período propriamente dito me fez ver de perto o que todas essas emoções causam nas pessoas. E mesmo não sendo canadense e tendo pouquíssimos representantes brasileiros, eu me senti orgulhosa por eles poderem vestir seus uniformes, seus filhos e sair pelas ruas prestigiando seu país.

1Vancouver 736

1Vancouver 742

1Vancouver 741

Fui andando até a área do Science World, uma espécie de museu de ciências, porém na época dos jogos ele permaneceu fechado para abrigar a “casa da Rússia” (as próximas Olimpíadas de Inverno serão lá, mais precisamente na cidade de Sochi em 2014). Acho que ali é uma das regiões mais bonitas do False Creek. Não sei se foi a noite que me inspirou com esse céu deslumbrante, mas fiquei gamada ali naquele pedacinho.

Essa é a foto que mais gosto nesta jornada canadense.

Essa é a foto que mais gosto nesta jornada canadense.

1Vancouver 745

Já em contagem regressiva para Sochi.

Já em contagem regressiva para Sochi.

Aliás, por toda Vancouver, principalmente downtown eram inúmeras as “casas” representando algum país. Eu não visitei nenhuma, porque as filas eram gigantescas, mas me disseram que havia um pouco de tudo de cada país, como comidas típicas, músicas e objetos em geral.

Agora pra terminar o post eu queria compartilhar uma curiosidade com vocês. Essa terça-feira dia 16 era carnaval no Brasil e vocês acreditam que nem passou pela minha cabeça? Esqueci completamente. Tanto que ao sair da escola eu fui dar uma passada rápida no telefone público com a esperança de falar com meu namorado (nesse um mês a gente se falou super pouco, menos de uma vez por semana, nos desencontrávamos direto por causa do fuso-horário), e ao que a mãe dele atende e me diz que ele estava na praia, eu toda incrédula pergunto, mas numa terça-feira? Como assim? E ela diz, Tati é Carnaval, esqueceu?

Olha que máximo isso gente, uma brasileira esquecer o carnaval!!! Vai, eu nem curto carnaval assim, mas é um super feriado né? Não posso negar. E não teve apenas esse fato curioso, um pouco mais cedo, antes de sair passeando por aí eu visitei uma igreja católica linda que ficava bem perto da escola, mas sem lembrar do carnaval eu também não lembrei que “amanhã” seria quarta-feira de cinzas, data importante para nós católicos que marca assim a Quaresma. Acho que algo me atraiu pra lá tentando me fazer lembrar que um período importante se aproximava.

1Vancouver 732

1Vancouver 726

Continua…

PS: se não entender muito bem esse post, comece lendo pelo dia 29/01 ”Realizando um Sonho” e vem comigo pelos próximos dias.
Esse post foi publicado em Vancouver e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Carnaval!!! Que Carnaval?

  1. Pingback: Até breve downtown | Deleite da Vida

Deixe um comentário

